Você notou algumas mudanças recentemente. Talvez você se sinta triste, sem esperança ou não tenha alegria com atividades que costumavam ser divertidas. Parece depressão, certo? Depressão e ansiedade juntas e agora o que fazer?
Talvez não seja só isso. Às vezes você está preocupado, com medo e simplesmente desconfortável. Isso não é um sinal de ansiedade?
Não tão rápido. É normal ter altos e baixos ou ter coisas com as quais você se preocupa. Você pode estar passando por um momento difícil. O seu médico pode ajudá-lo a descobrir se é realmente uma condição e o que ajudaria.
Depressão e ansiedade são como lados opostos da mesma moeda, diz a terapeuta Nancy B. Irwin, PsyD. “Estar deprimido geralmente nos deixa ansiosos, e a ansiedade geralmente nos deixa deprimidos”.
Se você tem as duas condições, existem várias maneiras de obter ajuda.
Sumário
Terapia com Conversa (Aconselhamento)
Um terapeuta profissional pode desenvolver um plano para tratar sua ansiedade e depressão ao mesmo tempo.
Alguns tipos de terapia que podem ajudar são:
- Comportamento cognitivo (ensina a ajustar seus pensamentos e ações)
- Interpessoal (mostra como se comunicar melhor)
- Solução de problemas (fornece habilidades para gerenciar seus sintomas)
- Você pode encontrar um terapeuta especializado nisso através da Associação de Distúrbios de Ansiedade da América. Ou peça ao seu médico uma indicação.
Medicamento (Depressão e ansiedade juntas e agora? O que fazer?)
O seu médico pode prescrever um medicamento antidepressivo que trate os sintomas de depressão e ansiedade, como um “ISRS” (inibidor seletivo da recaptação de serotonina), um SNRI (inibidor da recaptação de serotonina-noradrenalina) ou outros, como bupropiona e mirtazapina .
Alguns exemplos de SSRIs são:
- Citalopram ( Celexa )
- Escitalopram ( Lexapro )
- Fluoxetina ( Prozac , Sarafem , Symbyax )
- Fluvoxamina ( Luvox )
- Paroxetina (Paxil)
- Sertralina ( Zoloft )
Alguns exemplos de SNRIs são:
- Desvenlafaxina ( Pristiq )
- Duloxetina ( Cymbalta )
- Levomilnacipran (Fetzima)
- Venlafaxina ( Effexor )
Informe o seu médico sobre todos os seus sintomas para que ele possa decidir qual é o melhor. Mencione também quaisquer suplementos que você tome, mesmo que sejam “naturais”, caso possam afetar seu tratamento.
Depressão e ansiedade juntas e agora? O que fazer?
Lembre-se de que pode levar algumas semanas ou meses para que seu medicamento funcione. Pode ser necessário experimentar alguns tipos diferentes antes de encontrar o melhor para você.