O crochê como remédio para a ansiedade

O crochê como remédio para a ansiedade

ansiedade é o mal do século e já virou normal ter amigos, conhecer pessoas e ter familiares que sofrem do transtorno e o crochê vem forte como remédio para a ansiedade.

Quem sofre de ansiedade pode recorrer a vários meios para aliviar a tensão, mas essa busca dificilmente é bem sucedida.

Recorrer à terapia é comum entre os ansiosos. Por outro lado, a terapia abrange várias áreas e uma delas é a terapia ocupacional.

Geralmente as pessoas conhecem o tipo mais comum da terapia, no entanto desconhecem outras formas. A terapia ocupacional, por exemplo, usa do crochê para diminuir a ansiedade.

Anúncios
AD MEDITAÇÃO - O crochê como remédio para a ansiedade

Se um tipo de terapia usa o crochê para diminuir a ansiedade, já sabemos que o crochê é literalmente uma terapia!

Para entender o porquê de o crochê ser considerado uma terapia para os ansiosos e de ter um poder significativo na melhoria da ansiedade, continue lendo o artigo!

1592505401 1024x636 - O crochê como remédio para a ansiedade
O crochê como remédio para a ansiedade e concentração

O crochê diminui os hormônios do estresse

O cortisol é um hormônio que fica em nível extremamente elevado quando estamos ansiosos ou estressados. Esse hormônio pode ocasionar várias mudanças no nosso organismo, como: lapsos de memória, aumento de peso e dificuldade na aprendizagem.

COMO SUPERAR A ANSIEDADE - O crochê como remédio para a ansiedade

Em contraste, quando não estamos ansiosos ou estressados e fazemos algo prazeroso, produzimos serotonina e dopamina.

A dopamina é um hormônio que nos gera sensação de prazer como recompensa depois de uma atividade, enquanto a serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade e do bem-estar

Portanto, quando praticamos o crochê, nossos níveis de serotonina e dopamina aumentam, ao passo que o cortisol abaixa! No momento em que o cortisol abaixa, a ansiedade e o estresse melhoram!

Já pensou aliviar sua ansiedade apenas praticando crochê? Pois sabemos que dá certo e que é um remédio para essa tensão!

O crochê causa relaxamento e mantém o cérebro ativo

image 14 - O crochê como remédio para a ansiedade

O crochê como remédio para a ansiedade, os movimentos repetitivos das mãos diminuem a pressão sanguínea, levando ao relaxamento.

Ter a pressão sanguínea elevada também é um sintoma da ansiedade e do estresse. No entanto o relaxamento diminui a pressão sanguínea. A prática desse relaxamento diminui também a hipertensão.

Por outro lado, manter o cérebro ativo também diminui a ansiedade. Mantendo essa ativação com o crochê, seus pensamentos ruins e persistentes serão mandados para longe.

A concentração no crochê vai silenciar alguns pensamentos em excesso e, automaticamente, irá diminuir sua ansiedade.

Além disso, sua atenção estará voltada para a atividade, ajudando seu cérebro a prender a atenção. Aprender o crochê vai exercitar seu cérebro a aprender coisas novas, também o levando a guardar mais informações futuras com mais facilidade, evitando, assim, os lapsos de memória.

O crochê aumenta a autoestima

A ansiedade causa preocupações em excesso e faz encontrarmos em nós defeitos que às vezes nem existem, levando à baixa autoestima.

A satisfação de criar algo seu, se sentir capaz de fazer algo e, consequentemente, receber elogios por isso, aumenta a autoestima.

O aumento da autoestima diminui a ansiedade, pois você ganha mais confiança e não gera pensamentos sobre o que os outros estão pensando sobre você e o crochê como remédio para a ansiedade ajuda a equilibrar.

O crochê é um refúgio para quem tem ansiedade

Desviar sua atenção para uma técnica que foge das inúmeras tarefas mentais que são submetidas diariamente é uma forma de refúgio.

PEGUE SEU LIVRO DIGITAL GRÁTIS - O crochê como remédio para a ansiedade

Dessa forma, você pode descobrir outras fontes de prazer e de se desenvolver melhor, pois é um processo de libertação, já que o artesanato ajuda a relaxar e a buscar novas maneiras de se divertir.

Chegar em casa depois de um dia cansativo e repleto de coisas negativas vai levar sua ansiedade lá em cima, porém, no momento em que você sentar para fazer seu crochê, seu nível de cortisol irá abaixar e a pressão sanguínea diminuir, causando relaxamento, sensação de bem-estar e prazer.

O crochê permite se expressar e se comunicar com outras pessoas, ajudando na ansiedade

image 15 - O crochê como remédio para a ansiedade

O crochê como remédio para a ansiedade e uma arte de expressão, pois você expressa seus sentimentos por meio dele. Fazendo o crochê, você pode escolher cores que você gosta mais, fios e por aí vai.

Ao expressar seus sentimentos, você pode se livrar de fobias sociais, das dificuldades de comunicação e da timidez, tudo isso ajudando no alívio da ansiedade.

A ansiedade geralmente surge nos momentos que a timidez e algumas fobias sociais falam alto, portanto, se livrando delas, sua ansiedade também diminui.

A criação de um trabalho artístico também envolve emoções, provocando transformações pessoais e levando à autoafirmação!

Além disso tudo, quando você começa a praticar o crochê, você sai para comprar os materiais, conhece pessoas novas, pode participar de grupos e até mesmo vender sua arte.

O contato social pode te ajudar a diminuir a ansiedade, pois você terá mais pessoas para fazer amizade e desabafar, além de rir, conversar sobre outras coisas e distrair sua mente da ansiedade.

Gostou do post? Gostaria de saber mais?

Indico excelentes cursos para quem gostaria de aprender ou se aprofundar nessa linda arte do crochê!

Conheça os cursos:

Deixe uma resposta